CHINA E ÁFRICA DO SUL REFORÇAM COOPERAÇÃO E DEFENDEM MULTILATERALISMO

CHINA E ÁFRICA DO SUL REFORÇAM COOPERAÇÃO E DEFENDEM MULTILATERALISMO

China Angola Global Internacionais

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, manteve uma conversa telefónica com seu homólogo sul-africano, Ronald Lamola, no último sábado, durante a qual ambos destacaram a necessidade de fortalecer a cooperação Sul-Sul e defender o multilateralismo frente aos desafios globais.

Segundo informações divulgadas pela agência Xinhua, Wang Yi parabenizou o Congresso Nacional Africano (ANC) pelo 114º aniversário de sua fundação, expressando confiança de que, através dos esforços conjuntos do partido, a África do Sul permanecerá unida diante de perturbações externas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a revitalização nacional.

Durante o contacto, o ministro chinês enfatizou a disposição de expandir os intercâmbios de alto nível entre os dois países, fortalecer a confiança estratégica mútua e aprofundar a cooperação prática em áreas econômicas e comerciais. Wang Yi garantiu ainda que a China apoiará a implementação das suas medidas de tarifa zero para a África, visando estimular o desenvolvimento econômico sul-africano e gerar benefícios diretos para o povo local.

O chanceler chinês também reforçou a importância de garantir o sucesso do Ano China-África dos Intercâmbios entre Povos, destacando a relevância de consolidar o apoio público à amizade entre os dois países e à parceria China-África.

Wang Yi elogiou ainda a África do Sul pelo sucesso na organização da Cúpula do G20, realizada no ano passado, destacando a capacidade do país em manter a liderança regional mesmo diante de pressões externas.

“Em um mundo marcado por turbulências e incertezas, a China apoia firmemente o papel maior da África do Sul nos assuntos internacionais e está pronta para trabalhar em conjunto com a África do Sul e outros países do Sul Global para defender os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas”, concluiu o ministro chinês. A conversa entre os chanceleres reforça a continuidade da parceria estratégica sino-sul-africana e reafirma o compromisso de ambos os países com a cooperação internacional baseada no respeito mútuo e no desenvolvimento compartilhado.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários