PAULA AGOSTINHO ESTREIA LIVRO INFANTIL

GRUPO ELINGA TEATRO APRESENTA ESPETÁCULO “AS BONDOSAS” NA CASA DAS ARTES EM TALATONA

Arte & Cultura

Luanda – O Grupo Elinga Teatro volta a levar ao palco, entre hoje e sábado, às 20h30, na Casa das Artes, em Talatona, o espetáculo “As Bondosas”, que narra a história de três carpideiras confrontadas com situações inusitadas e o comportamento excêntrico de uma família aristocrática durante o funeral da filha mais nova.

A peça é baseada no texto original do brasileiro Ueliton Rocon, com adaptação, cenografia e direção do dramaturgo angolano José Mena Abrantes, figurinos de Anacleta Pereira e Sunny Dilage, e iluminação de Paulo Cochat. O elenco conta com Anabela Aya (Angústia), Cláudia Púcuta (Astúcia), Sunny Dilage (Prudência) e Elvira Francisco (Suicida).

De aaorco com o Jornal de Angola, o espetáculo mostra o contraste entre a tristeza das quatro jovens carpideiras Astúcia, Angústia, Prudência e Suicida, junto ao caixão e o ambiente quase festivo do velório, marcado pelos mexericos dos convidados e pelo vai-e-vem das bandejas de café. As carpideiras, preocupadas em não se tornarem estátuas de sal, como a mulher de Loth, acabam revelando segredos guardados entre si e para o mundo.

Sobre o dramaturgo José Mena Abrantes

Natural de Malanje, José Mena Abrantes é licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa (1969), co-fundador da agência noticiosa ANGOP (1975-1983) e colaborador da Cinemateca Nacional (1985-1987). Entre 1987 e 2025, integrou os Órgãos de Apoio do Presidente da República.

Criou e dirigiu três grupos de teatro: Tchinganje (1975-1977), Xilenga (1977-1980) e Elinga(1988 até o presente). É autor de 20 peças de teatro, quatro obras de poesia, quatro de ficção e diversos estudos sobre teatro e cinema em Angola. É membro da União dos Escritores Angolanos, fundador da Academia Angolana de Letras e vencedor de diversos prémios nacionais e internacionais, incluindo o Prémio Nacional de Cultura e Artes (Literatura, 2012) e o Prémio Sonangol de Literatura (1986, 1990 e 1994).

Sobre as protagonistas do espetáculo

• Sunny Dilage: atriz residente do Elinga Teatro desde 1993, produtora cultural, figurinista, professora e diretora de teatro. Premiada no Circuito Internacional de Teatro e distinguida com o Diploma de Munícipe de Mérito da Cidade de Luanda.

• Anabela Aya: atriz, cantora e compositora, iniciou carreira na música gospel e afro-jazz. Internacionalizou-se em 2018 com o CD “Kuameleli” e acumulou prémios como Diva da Música Angolana e nomeações para AFRIMA e African Entertainment Awards USA.

• Cláudia Púcuta: atriz residente do Elinga Teatro desde 2010, produtora e mestre de cerimônia, com carreira internacional consolidada e várias distinções, incluindo Melhor Atriz de Cinema da África Austral (2023).

• Elvira Francisco: atriz, produtora e estudante de teatro na Casa das Artes, participou em diversos espetáculos do grupo Elinga sob a direção de José Mena Abrantes e Sunny Dilage.

O espetáculo “As Bondosas” reforça a relevância do teatro angolano contemporâneo e a trajetória de José Mena Abrantes na formação de novas gerações de artistas no país.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários