noticia politica

Angola celebra Semana Mundial do Espaço 2025 com actividades nas 21 províncias

Política

Por: Hélder LuandinoJornalista

Angola celebra, pelo oitavo ano consecutivo, a Semana Mundial do Espaço, que decorre de 4 a 10 de Outubro, uma iniciativa promovida pelas Nações Unidas para destacar a importância da ciência e da tecnologia espacial no desenvolvimento da humanidade.

Este ano, o evento decorre sob o lema “Do espaço construindo a vida na Terra” com o apoio da UNESCO, e contará com actividades em todas as 21 províncias do país. A programação inclui sessões de cinema, palestras, concursos escolares, exposições e outras iniciativas educativas que visam promover o conhecimento e o interesse pelo sector espacial entre os jovens e a sociedade em geral.

De acordo com a nota chegada a redação da LIVE TV, além das actividades de sensibilização e educação, o destaque da edição de 2025 vai para demonstrações práticas da aplicação de tecnologias espaciais em sectores estratégicos da economia nacional, como os sectores bancário, financeiro, mineiro e petrolífero. Nestes sectores serão instalados dez pontos-piloto em diferentes províncias, utilizando as capacidades do satélite ANGOSAT-2 para melhorar a conectividade e os serviços de comunicação.

noticia politica

Segundo o comunicado, esta acção visa também criar oportunidades para startups e pequenos empreendedores, especialmente na área de fornecimento de internet comunitária, com a disponibilização de kits VSAT que permitirão o arranque de novos projectos de conectividade em zonas remotas.

O acto de encerramento da Semana Mundial do Espaço está marcado para o dia 10 de Outubro, no Centro de Ciência de Luanda (CCL), onde serão apresentadas as startups seleccionadas e os resultados das demonstrações realizadas ao longo da semana.

A Semana Mundial do Espaço em Angola (WSW 2025) é promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), em parceria com o Centro de Ciência de Luanda e várias instituições académicas e governamentais.

A nota destaca ainda que a participação contínua de Angola nesta iniciativa internacional tem contribuído para o avanço da Estratégia Espacial Nacional, reforçando a infraestrutura espacial do país, promovendo a capacitação técnica, fomentando o crescimento da indústria e tecnologias espaciais e consolidando a presença de Angola no panorama espacial internacional.